Manutenção, Piscinas

O que é o pH da Piscina?

 O pH da água da piscina (medida de sua acidez ou basicidade) varia de 0 a 14, sendo 7 o número neutro(zero) e um pH de 7,2 a 7,8 é considerado um número ideal para piscinas. Se o pH estiver muito baixo (abaixo de 7,2), a água pode ser corrosiva e pode causar irritação nos olhos e na pele, além de poder danificar as superfícies e equipamentos de sua piscina. Por outro lado, se o pH estiver muito alto (acima de 7,8), a água está muito básica e também pode causar irritação nos olhos e na pele, apesar de ser menos provável causar danos ao local.Para manter o pH adequado na sua piscina, é necessário testar regularmente a água com um kit de teste de pH e ajustar o pH conforme necessário usando produtos químicos de equilíbrio de pH. É importante seguir as instruções do fabricante ao usar esses produtos químicos para evitar a sobredosagem ou subdosagem da piscina.

Se você tiver dificuldade em manter o pH adequado na sua piscina, pode haver outros problemas em jogo, como filtração inadequada, circulação insuficiente ou altos níveis de contaminantes na água. É uma boa ideia consultar um profissional para diagnosticar e resolver quaisquer problemas subjacentes na piscina.

Há diversos fatores que podem levar ao aumento ou diminuição do pH da piscina. Vamos listar aqui os mais comuns:

  • Uso de produtos químicos: certos produtos químicos, como cloro e produtos químicos de tratamento de água, podem alterar o pH da água da piscina. É importante seguir as instruções do fabricante ao usar esses produtos para evitar alterações indesejadas no pH.
  • Água da chuva: a água da chuva pode conter contaminantes que podem alterar o pH da piscina.
  • Contaminantes orgânicos: materiais orgânicos como folhas e outros detritos que entram na piscina podem liberar ácidos que podem diminuir o pH.
  • Atividade humana: os produtos de cuidado pessoal, como sabonete e cremes, podem alterar o pH da piscina. Além disso, o suor e os excrementos humanos também podem alterar o pH.
  • Temperatura: o pH da piscina pode aumentar à medida que a água esquenta.
  • Estação do ano: o pH da água da piscina pode ser afetado pelas mudanças nas condições climáticas durante o ano.

É importante testar o pH da piscina regularmente e usar produtos químicos de equilíbrio de pH para manter o nível adequado. Se você estiver tendo dificuldade em manter o pH em um nível estável, é recomendado consultar um profissional de piscinas para ajudá-lo a diagnosticar e resolver quaisquer problemas subjacentes. Em Janeiro, a Amalfi irá lanar uma página para que você encontre piscineiros na sua região.

Se você gostaria de mais detalhes sobre esse assunto, ou sobre vazamentos estruturais, comente aqui embaixo chamando noss atenção para o tópico que você gostaria de ver uma opinião nossa, ou de um profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *